Em tempos de crise, é interessante para o consumidor encontrar uma loja com promoção. Este tipo de venda pode ser um aliado para o seu negócio, basta oferecer de uma forma atrativa e sem diminuir o seu lucro. Mas, afinal, como fazer promoção sem perder dinheiro?
As promoções são estratégias comerciais que podem ajudar para atrair novos clientes e fidelizá-los, girar ou zerar o estoque e também para reforçar o caixa. Além disso, os consumidores gostam quando percebem alguma vantagem no preço.
Mas é necessário que a empresa adote uma promoção eficiente. Caso contrário, o negócio terá prejuízo, gerando um efeito oposto do que se pretendia.
Então, como fazer promoção e garantir o lucro?
Se você trabalha com produtos sazonais, se atente a colocá-los dentro de um planejamento de vendas para evitar o encalhe no estoque. Por isso, é interessante abaixar um pouco o preço dos alimentos do que perder a validade.
Há ainda a possibilidade de promocionar produtos combinados, como combos de itens relacionados. É uma boa estratégia para liberar estoque para encomendas novas ou para a produção de novos produtos. Ou então podem ser feitos brindes, sorteios, entrega de dois itens pelo valor de um e abertura para frete grátis.
Posso fazer promoção com descontos?
O cupom de desconto para usar na próxima compra é uma ótima saída, porque aumenta a possibilidade de que o cliente volte a consumir na sua empresa e constrói uma relação entre as partes.
Considere ainda o desconto progressivo, de forma com que ele será maior com mais produtos comprados. Contudo, antes de abaixar os preços, analise alguns pontos:
Conheça o seu produto
Ele tem validade? É um dos mais vendidos? Conheça o seu produto para entender se ele deve ser promocionado. Também considere os itens parados no estoque, principalmente para liberar espaço.
Avalie a margem de lucro
Analise seus custos e rendimentos para não sair no prejuízo e acabar vendendo o produto abaixo do preço. Além disso, avalie os pagamentos e se programe para garantir um saldo positivo.
Como planejar a promoção?
Depois da análise financeira, defina quais produtos serão promocionados e qual o valor. É melhor lucrar alguma coisa do que não lucrar nada!
Converse antecipadamente com os fornecedores e funcionários e veja se eles conseguirão dar suporte para um possível aumento no volume de vendas.
Além disso, estabeleça uma data de término da promoção e deixe claro para os clientes. Uma mensagem como “enquanto durarem os estoques” já vale.
Por fim, reforce a comunicação da promoção nas redes sociais, com posts no Facebook, stories no Instagram, banners no site, listas de transmissão no WhatsApp e, se possível, com links patrocinados na internet.
Outro ponto que não pode ser esquecido pelos comerciantes é medir os resultados. Infelizmente, nada adianta criar uma promoção eficiente se você não analisar se atingiu o objetivo. A mensuração aponta os acertos e os erros para você aprimorar em uma nova promoção.
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