Reduzir os custos e melhorar a qualidade dos serviços em restaurantes é um desafio para empresários do setor. Diante da recessão na economia, é mais que necessário investir em alternativas que, ao mesmo tempo, atraiam novos clientes e fidelizem os frequentadores de sempre.
Além disso, é vital para o ramo alimentício não perder a qualidade de seus serviços. Isso porque, quando se trata de restaurantes, servir bons pratos pode ser um diferencial para o aumento da clientela. Assim, separamos dicas de como aperfeiçoar processos e ter mais controle de recursos, de modo a tornar possível reduzir os custos no restaurante sem que haja perda de qualidade.
Na verdade, tudo que se faça tendo como objetivo o aumento nas receitas passa por um planejamento e acompanhamento minucioso das atividades. Essa orientação vale não só para momentos de economia estagnada, mas também para os períodos de alta nos negócios.
Quer saber como fazer? Continue a leitura e veja como tornar seu empreendimento mais eficiente, gastando o mínimo possível.
1. Avalie as contas
Mapear todos os gastos do estabelecimento, por menores que sejam, é uma tarefa essencial para se reduzir as contas. Por meio de um levantamento das despesas, é possível identificar quais consumos são importantes, quais podem ser reduzidos e quais podem ser deixados de lado.
Além disso, pode ser um bom momento para aproveitar e classificar quais são os custos fixos e variáveis de seu restaurante. Ao segregar as despesas dessa forma, torna-se mais fácil avaliar se um custo fixo precisa continuar existindo ou não.
As despesas com concessionárias, por exemplo, representam uma fatia expressiva do que é destinado a cobrir os custos operacionais em restaurantes. Embora sejam elencadas como despesas fixas, é possível, com ações simples, reduzir o percentual que elas abocanham do faturamento. Continue a leitura, pois listaremos essas ações no próximo tópico.
2. Aposte na sustentabilidade
A sustentabilidade não é apenas uma ideia que preza por cuidados com o meio ambiente. Na verdade, ela pode representar também uma maneira inteligente de gerir os próprios recursos, ao evita desperdícios e reutilizar materiais que ainda têm possibilidade de serem usados.
Nesse aspecto, é possível, com ações simples, tomar atitudes que eliminam o desperdício e reduzem, inclusive, os gastos do restaurante.
Algumas dessas medidas são:
- fechar a torneira enquanto usar detergente na higienização de louças;
- desligar aparelhos quando eles não estiverem sendo usados;
- apagar a luz de ambientes desocupados;
- trocar as lâmpadas comuns e fluorescentes por similares com iluminação LED, que são mais eficientes;
- investir em endomarketing — cartazes, e-mails e mensagens via WhatsApp, alertando para as boas práticas dos colaboradores nas dependências do restaurante.
Verifique também a possibilidade de instalar um sistema de energia fotovoltaica em seu estabelecimento. Os investimentos iniciais serão compensados no futuro, já que a energia é fornecida pela sempre abundante luz solar, que ilumina o Brasil de janeiro a janeiro.
Até mesmo em dias nublados e chuvosos, é possível aproveitar o sol como matriz energética. A vantagem é que o excedente pode ser redirecionado para a rede de distribuição convencional, e a economia para seu restaurante pode chegar a 85%.
3. Renegocie com fornecedores
Renegocie preços com seus fornecedores. Procure analisar se há maneiras de fazer propostas que tragam vantagens tanto para o seu negócio quanto para eles. Geralmente, a redução da margem de lucro é a primeira coisa que os empresários pensam em fazer nessas situações, mas há alternativas.
Ao comprar insumos em quantidades maiores, é possível conseguir adquiri-los por preços menores, só para citar um exemplo. Mas fique de olho no prazo de validade dos alimentos para evitar perdas.
Avalie a possibilidade de realizar permutas com seus fornecedores. Lembre-se que eles podem ter interesse em seu serviço e, neste caso, tornarem-se seus clientes também, o que permite a ambos uma boa oportunidade de negócios.
Além disso, é essencial manter-se sempre bem informado a respeito dos preços praticados no mercado e, se for necessário, não hesite em trocar de fornecedor. Às vezes, vale a pena trazer insumos de outras regiões, desde que os prazos, a qualidade e o valor do frete não tornem a operação mais cara.
4. Reduza o desperdício de alimentos
Gerenciar bem o estoque é essencial para reduzir custos no restaurante. Analise a quantidade de alimentos comprados, a frequência com que são utilizados na cozinha, quanto é jogado fora e em quais situações. Assim, você se certifica sobre a real demanda de consumo dos insumos e produtos que está adquirindo.
Um sistema de gestão especialmente projetado para restaurantes pode ajudá-lo nessa missão, já que possibilita acompanhar o consumo dos alimentos e o volume de vendas.
Instrua a sua equipe sobre a gravidade do desperdício de alimentos. Afinal, além de ser uma prática dispendiosa, ela também prejudica a reputação do restaurante. A sustentabilidade é um conceito que veio para ficar no mundo dos negócios, e quem não se adaptar tende a ficar malvisto no mercado.
O Banco de Alimentos, por exemplo, é uma ONG que auxilia instituições na redução do desperdício e no combate à fome, oferecendo uma série de workshops e palestras para quem quer aproveitar os alimentos de maneira integral. Apoiando instituições sem fins lucrativos, você também aproveita e desenvolve marketing institucional para seu empreendimento.
5. Faça manutenções preventivas
Freezers, geladeiras, fogões, processadores de alimentos e outros equipamentos de cozinha exigem cuidados em relação à segurança. Nesse aspecto, a primeira providência é verificar se todos os eletrodomésticos têm o selo de eficiência energética, concedido pelo Inmetro.
É aconselhável também que se faça manutenções regulares nos eletrodomésticos. Muitas vezes, compensa mais gastar com a visita de um técnico profissional para verificar os aparelhos, do que ser surpreendido com alguma pane ou falha que comprometa o funcionamento do estabelecimento.
Além dos equipamentos, uma inspeção na própria rede elétrica do estabelecimento pode revelar possíveis fontes de desperdício. Um problema que pode elevar o consumo de energia elétrica é a fuga de corrente, que ocorre em função de problemas nas instalações ou fiação com isolamento deficiente.
Uma maneira bem simples de verificar se há fuga de corrente é desligar todos os aparelhos das tomadas e apagar as luzes. Com uma lanterna, verifique se o seu medidor de energia continua girando. Se sim, há algum tipo de fuga.
No entanto, você precisará identificar a origem da fuga de corrente. Desligue a chave geral e, em seguida, faça a mesma verificação no medidor. Se ele tiver parado de girar, o problema é da sua instalação. Acione o eletricista o mais rápido possível. Entretanto, se o medidor continua a funcionar, o defeito está no aparelho. Faça contato com a concessionária de energia e providencie sua troca.
Outro item importante e que deve ter a manutenção sempre em dia é o extintor de incêndio. Além da segurança que representa, não estar com suas inspeções em dia ou deixá-lo fora da validade pode gerar multas para seu restaurante.
6. Faça parcerias com outros estabelecimentos e sites
Realizar parceria com outros estabelecimentos do segmento alimentício pode garantir a compra de alimentos e insumos a preços mais baixos.
Você pode montar um grupo de compras com outros empresários da sua região ou de outras localidades. Comprando mantimentos em maiores volumes, abrem-se mais possibilidades de negociação, ou seja, aumenta o seu poder de barganha.
Além das parcerias, considere cadastrar seu restaurante em sites e aplicativos de descontos e compras coletivas. É provável que seu estabelecimento já esteja cadastrado em pelo menos um, mas existem outros que podem ser igualmente interessantes. Os principais são:
- Cuponeria;
- Mobo;
- Grubster;
- Pedida de Hoje.
7. Analise minuciosamente os contratos antes de assiná-los
É comum que muitos fornecedores ou empresas que prestam serviços incluam cláusulas nos contratos dando prioridade no momento da renovação ou até mesmo com renovação automática.
Tome cuidado ao assinar contratos assim. Pense que algo que é vantajoso hoje pode não ser a melhor opção em médio e longo prazo.
Por isso, sempre leia e releia atentamente todas as cláusulas de um contrato antes de assiná-lo. E, no caso de não concordar com alguma delas ou achar que não é vantajosa para você, não hesite e solicite alterações imediatamente.
Priorize seu planejamento estratégico e avalie se aquele contrato de exclusividade não seria prejudicial ao seu crescimento no futuro.
8. Controle suas finanças com apoio do contador
Foi-se o tempo em que o contador se limitava apenas a apurar impostos a pagar e fazer balanços patrimoniais. Hoje, as empresas de sucesso sabem que esse é o profissional mais indicado para lidar com questões estratégicas. Se você planeja expandir, deverá primeiro recorrer ao contador para avaliar sua capacidade financeira.
O mesmo vale para momentos em que a corda começa a apertar. A contabilidade é o setor que deve ser consultado, para estudar medidas de contenção de gastos, aprimorar o controle de fluxo de caixa ou recorrer a empréstimos junto a instituições financeiras.
Contudo, tão importante quanto ter no contador um apoio consultivo, é manter o controle permanente do que entra e sai de recursos financeiros em sua empresa. Dessa forma, você estará adotando uma postura preditiva, evitando a asfixia financeira, enquanto aprimora os mecanismos de gestão.
9. Adote o uso de softwares de gestão e automação
O uso de softwares de gestão e automação pode auxiliar a reduzir os custos, pois eles apontam em tempo real quais itens estão com giro baixo. Manter esses produtos em estoque aumenta o custo, em função do espaço ocupado e da iminência de perda por causa do esgotamento do prazo de validade.
Uma solução em ERP com frente de caixa PDV integrada garante controle sobre estoque, pagamentos e toda a retaguarda. O melhor de tudo é que esses softwares podem ser projetados de acordo com a realidade do seu negócio.
A adoção de sistemas de pedido com smartphones pelos garçons também é uma forma de garantir mais agilidade e redução de erros na produção causados por pedidos equivocados, assim como os cardápios digitais interativos, em que o próprio cliente realiza seu pedido, reduzem o ruído na comunicação. Essa eficiência é garantida pelo número menor de colaboradores envolvidos no processo.
10. Faça um planejamento estratégico
É por meio do planejamento estratégico que se define as metas e objetivos que o empreendimento deve seguir. Essa definição, inclusive, é o que orienta tanto o gestor do negócio quanto os seus subordinados.
Assim, a clareza sobre as metas a serem alcançadas evita que se tomem atitudes equivocadas e que tragam prejuízos para o restaurante, além de estimular os colaboradores a encontrar maneiras de otimizar a utilização dos recursos do negócio.
Por exemplo, um bom planejamento acerca da intenção do restaurante de se expandir (ou não) ajuda a definir o volume de insumos que serão comprados, evitando a aquisição desnecessária de alimento.
11. Melhore o armazenamento dos insumos
Um local de armazenamento bem administrado ajuda a evitar perdas indesejadas. Por meio de um controle de estoques é possível organizar seus insumos por ordem de validade, ao priorizar os alimentos que podem estragar rapidamente e descartar os que já venceram, e coordenar de maneira ordeira a cozinha para o uso dos funcionários.
Além de um estoque organizado, é imprescindível que o local de armazenagem esteja sempre bem higienizado, evitando, assim, a necessidade de jogar itens fora por contaminação.
Para se ter maior eficiência nessas tarefas, é possível implementar softwares e planilhas eletrônicas. Na realidade, é mais recomendado que se use a tecnologia nesses casos, pois assim o gestor terá mais controle sobre o giro de seu estoque e sobre a necessidade de se rever ou não os processos relacionados aos seus insumos.
12. Invista em marketing digital
Ações de marketing digital são o meio mais rápido e econômico de fidelizar e atrair novos clientes para o seu estabelecimento. Você pode utilizar as redes sociais junto a estratégias de marketing de conteúdo. Afinal, não se pode ignorar que:
- mais de 100 milhões de brasileiros usam o Facebook;
- outros 50 milhões acessam o Instagram;
- 120 milhões utilizam o WhatsApp.
Esse tipo de ação é mais barato do que anúncios, pois para fazer páginas em redes sociais não se tem custo nenhum. Após a criação da página, é possível compartilhar novidades do seu negócio, bem como divulgar promoções e eventos. Muitas vezes, o público atingido por postagens em mídias sociais pode ser maior do que o alcançado por anúncios pagos.
Outro dado que não se pode desprezar é que a internet é, hoje, a mídia de referência. Não por acaso, o Google é a marca mais influente entre os brasileiros, e isso se deve à eficiência dos seus motores de busca.
As pessoas buscam no site por todo tipo de informação, o que inclui o restaurante em que elas podem fazer suas refeições ou passar bons momentos entre amigos e familiares. Esteja presente na internet, ofereça um serviço diferenciado e veja que é possível reduzir os custos e aumentar sua lucratividade.
Neste artigo, buscamos falar sobre como reduzir custos no restaurante sem perder a qualidade, com dicas que demonstram como a tecnologia pode ser uma aliada e tanto na hora de trazer mais eficiência e qualidade aos seus serviços. Afinal, a economia passa por um momento delicado e aqueles que se diferenciarem na hora de administrar seu negócio têm mais chances de superar essa fase difícil.
E já que o assunto de hoje é sobre como reduzir custos no restaurante, que tal aprofundar-se ainda mais no assunto? Entre na nossa lista VIP!