Relacionamento com o cliente: Dicas para o seu restaurante

Quer saber como desenvolver o relacionamento com o cliente e conhecer as vantagens desse vínculo? Confira as dicas do KCMS!
relacionamento com o cliente experiencia do cliente

Não é surpresa que nos restaurantes os consumidores sempre optem pelo estabelecimento de maior conforto. 

Muito além disso, o relacionamento com o cliente faz com que o público passe a ver um negócio como parte de sua rotina.

Isso se estende para todos os setores, pois firmar laços com pessoas significa estender sua clientela e aumentá-la com fidelização.

Por sua vez, o consumidor usufrui de um serviço mais satisfatório e personalizado, é bom para ambos!

Quer saber como desenvolver o relacionamento com o cliente e conhecer as vantagens desse vínculo? Confira as dicas do KCMS e implemente em seu restaurante!

A importância do bom relacionamento com o cliente

Um estudo da PwC mostrou que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 18% a mais em serviços em troca de uma melhor experiência.

Isso significa que investir em um nível maior de satisfação em seu restaurante pode ser um diferencial maior até que o próprio preço dos produtos. 

Além disso, a fidelização é um foco crescente das empresas em sua relação com o cliente.

Na prática, desenvolver um olhar que vai além das vendas e abrange também a satisfação das expectativas dos consumidores pode mudar a visão deles sobre o estabelecimento, melhorando o movimento do restaurante. 

Benefícios de ter um relacionamento com os seus clientes

Mas, afinal, como o investimento na relação com o cliente interfere no negócio? Além de melhorar a experiência do consumidor, como já vimos, podemos listar os seguintes benefícios: 

  • Diminuição de custos com aquisição de clientes;
  • Divulgação boca a boca;
  • Aumento nas vendas;
  • Melhoria na imagem do restaurante;
  • Aumento na confiança dos clientes;
  • Maior valor agregado, ou seja, o restaurante continua competitivo mesmo com preços mais elevados.

Dicas para um bom relacionamento com os clientes do seu restaurante

No planejamento de 2022 para o restaurante, o que não pode faltar é uma boa estratégia de relacionamento com o cliente. 

Além de ser uma tendência, as dicas a seguir podem direcionar sua estratégia e proporcionar os benefícios que listamos. Acompanhe:

Conheça os seus clientes

O relacionamento com o cliente não é diferente dos que temos em nossa vida. Por isso, um passo importante para desenvolver laços é a exploração do perfil de seu público para entender suas preferências e hábitos.

Ter levantamentos acerca da rotina e dos principais pedidos, por exemplo, pode facilitar a preparação da cozinha para horários de pico. Isso diminui a espera pelos pedidos e fortalece o estabelecimento diante da concorrência. 

Isso também é importante para identificar a necessidade, por exemplo, de um cardápio infantil. Seu restaurante costuma receber crianças? Se sim, quais as preferências dos pais para a alimentação delas? 

Este é apenas um exemplo, mas entender a necessidade do consumidor faz com que seja muito mais simples planejar o serviço. 

Mantenha suas redes sociais sempre ativas

relacionamento com o cliente redes sociais

A presença digital é um grande facilitador para melhorar a comunicação com seus clientes. Investir em divulgações multicanais faz com que o público seja alcançado e conheça seus produtos, além de formar uma identidade online.

O ideal é manter as redes sempre atualizadas e conversar diretamente com o seu cliente, utilizando as informações que você reúne sobre ele. No mais, a presença nas redes sociais proporciona maior confiabilidade ao seu estabelecimento. 

Supere as expectativas dos seus clientes

Ir além é sempre positivo quando o assunto é relacionamento com o cliente! O ideal é não só atender às necessidades da clientela como também encantar quem frequenta seu restaurante. 

Para isso, investir em bônus para os clientes que visitam seu estabelecimento com frequência, por exemplo, pode melhorar ainda mais a visão deles.

Embora fazer o necessário seja fundamental, às vezes vale a pena fugir do esperado para se destacar.

Além disso, também não é necessário ir muito longe para superar expectativas. Promover um atendimento ágil, com empatia e personalização muitas vezes já torna o negócio diferenciado. 

Crie promoções exclusivas

A partir das redes sociais e do conhecimento acerca do seu cliente, vale também investir em promoções exclusivas para determinados grupos. 

Ter a sensação de ser lembrado e único é extremamente importante para o consumidor, pois demonstra empenho por parte do negócio em mantê-lo. 

Um exemplo é oferecer cupons de desconto ou produtos gratuitos para os clientes mais frequentes. Aquela bebida “por conta da casa” é muito efetiva para se diferenciar e melhorar a relação com o consumidor. 

Aceite feedbacks

Muitas vezes, as pessoas desejam ser ouvidas, seja para reclamações ou mesmo elogios quando frequentam um restaurante. 

Além de valorizar o cliente, ouvir e aceitar feedbacks é uma maneira de melhorar seu serviço partindo da perspectiva do próprio público. 

Trata-se, também, de uma maneira de mensurar os resultados dos investimentos na experiência do consumidor. 

Muitas vezes, os processos internos acabam tomando toda a atenção e alguns pontos passam despercebidos, sendo notados somente pelo próprio consumidor.

É por isso que aceitar e valorizar a opinião dos frequentadores faz toda a diferença. Vale utilizar as redes sociais e até mesmo perguntar aos clientes sobre sua experiência no local, registrando pontos-chave para melhorias. 

relacionamento com o cliente - tecnologia

Utilize a tecnologia como aliada

Por fim, automatizar alguns processos pode agilizar o atendimento e simplesmente transformar o atendimento em seu restaurante. 

É o caso, por exemplo, da comanda eletrônica, que melhora o fluxo de informações e deixa o pagamento no caixa mais simplificado para o cliente. 

Além disso, existem diversas outras funcionalidades inovadoras feitas para restaurantes que desejam melhorar seu atendimento. Não deixe de conferir as opções e modernizar seus processos!

Conheça os planos da KCMS e descubra a melhor opção para o seu restaurante

Conclusão

O relacionamento com o cliente é importante para a expansão de um negócio. Na prática, é menos custoso fidelizar os consumidores do que investir na atração de novos.

Além disso, o vínculo com o cliente melhora seu nível de satisfação, ou seja, a qualidade do serviço como um todo. Não à toa, diversas empresas no mundo todo já destinam esforços para a fidelização. 

O KCMS pode te ajudar a promover uma experiência diferenciada ao consumidor, utilizando sistemas próprios para seu restaurante. Não deixe de seguir as dicas e inovar no atendimento!

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