Tudo sobre restaurante à la carte

Um restaurante à la carte é um excelente investimento, mas pede alguns cuidados. Saiba mais!
Restaurante a la carte

Existem diferentes tipos de restaurantes. Antes de pensar em abrir um estabelecimento, é preciso saber qual conceito o seu negócio seguirá. Um desses estilos é o restaurante à la carte, que iremos abordar neste artigo. Se você deseja saber mais, continue lendo!

De uma forma geral, esse restaurante tem como característica uma vasta variedade de pratos e bebidas, com um cardápio extenso e alimentos pré-definidos e feitos na hora. O termo vem do francês, e em tradução ao português pode significar “como está no cardápio”.

Normalmente, os menus à la carte são separados da seguinte forma:

  • Entradas;
  • Pratos principais;
  • Acompanhamentos;
  • Sobremesas;
  • Bebidas.

Características do menu à la carte

  • Ampla escolha de pratos dentro de cada categoria;
  • Cada prato é cobrado separadamente;
  • Os pratos são preparados conforme pedido;
  • Cada prato tem um tempo de espera;
  • Os clientes são cobrados de acordo com o pedido realizado;
  • Uma breve descrição é mencionada em cada prato para que os clientes saibam o que estão pedindo;
  • Os pratos geralmente são semi-preparados com antecedência e finalizados após o recebimento do pedido;
  • Pratos à la carte levam algum tempo para cozinhar e servir, logo, o cliente terá um tempo de espera.
Em um restaurante a la carte, os clientes têm uma vasta escolha de pratos para escolher

À la carte x prato feito x self service

Mas atenção: um restaurante à la carte é diferente de um restaurante prato feito.

Como já dito anteriormente, um restaurante à la carte trabalha servindo uma variedade maior de pratos e bebidas e todos são listados em um cardápio (menu) com os respectivos preços de cada produto.

Sua origem veio em contraposição aos restaurantes conhecidos como “table d’hôte”, expressão em francês que quer dizer “menu fixo”, ou, no Brasil, os famosos pratos feitos, que são servidos a um preço único ou na mesma faixa.  

O prato feito costuma já ter uma montagem pré-determinada, com arroz, feijão, batata frita, salada e alguma proteína. Já o menu à la carte tem outras opções, como entradas, saladas, sobremesas, com diferentes pratos e preços.

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Os restaurantes self-service, por sua vez,  disponibilizam comidas diversas, permitindo com que o próprio cliente se sirva, comendo o que quiser e na quantidade que quiser, conforme os pratos oferecidos. 

Dessa forma, os restaurantes à la carte atendem um público mais seleto que os restaurantes por quilo ou prato feito. 

Vantagens e desvantagens do menu à la carte

Vantagens

  • Os clientes têm uma vasta escolha de pratos para escolher;
  • Os clientes pagam pelos pratos que pedem;
  • Os pratos são preparados na hora;
  • É possível atender a diferentes gostos com uma variedade maior de pratos, em uma clientela variada.

Desvantagem

  • Precisa de mais área de cozinha;
  • Requer mais funcionários na cozinha;
  • Necessita de uma variedade de equipamentos maior;
  • Pode haver mais desperdício de alimentos neste estilo de operação.
Vantagens e desvantagens do restaurante a la carte

Como abrir um restaurante à la carte?

Antes de tudo, é importante ter em mente que o processo é menos simples que uma lanchonete ou outros food services, por exemplo. Requer grande organização e planejamento, em todas as fases. 

A primeira etapa é ter um plano de negócios, que definirá todos os pontos principais da sua empresa. 

Então, pesquise o mercado, analise cuidadosamente com quem você está competindo em sua área. Em seguida, faça uma lista de investimentos e esboce uma estimativa de custos: não haverá possibilidade de desperdiçar dinheiro! 

Por outro lado, fique atento a documentação e licenças para abrir um restaurante na sua cidade. Sem isso, você não poderá dar nenhum passo adiante.

Além disso, não se esqueça dos custos de gerenciamento do restaurante e do cálculo da reserva financeira até ter um retorno. E tenha em mente que esse tipo de restaurante requer mais investimentos. Então, se o seu orçamento é curto, é preciso ter tudo muito bem estruturado. 

Algumas dicas 

Outro ponto a se considerar é a localização do seu negócio, já que, em grande parte das vezes, esse tipo de restaurante tem um valor mais elevado nos pratos.

Logo, faça uma pesquisa de mercado bem ampla e saiba onde está o seu público-alvo, a fim de instalar o seu estabelecimento nesses espaços. 

  • Por exemplo: se optar por fazer abrir um restaurante à la carte mais popular, procure por pontos onde há empresas e comércios, onde há um grande volume de trabalhadores. Mas se o seu restaurante for mais refinado, é ideal que esteja localizado em áreas desse estilo na sua cidade, ou em um local mais perto do centro da cidade. 

Gerenciamento de estoque

Em um restaurante à la carte, quanto mais variedades de pratos você colocar no cardápio, maior deve ser o cuidado para gerenciar o estoque. Isto é, mais pratos, mais riscos de ruptura no estoque. 

Nesse tipo de restaurante, as pessoas não querem apenas uma refeição rápida e barata, mas sim um serviço bom e uma experiência. No caso de ruptura de estoque, esse atendimento acaba sendo prejudicado, pois o cliente pode pedir um prato em falta. 

Por isso, o gerenciamento de estoque é uma das etapas mais importantes: cuidado para evitar tanto a falta de produtos quanto o excesso, para não ter prejuízo de dinheiro. 

Estrutura

A estrutura do seu restaurante à la carte irá depender do tamanho e do número de funcionários, mas, de uma forma geral, é preciso ter: 

  • Auxiliar administrativo;
  • Auxiliar de cozinha;
  • Cozinheiro;
  • Garçons;
  • Gerente;
  • Recepcionista;
  • Serviços Gerais.

Em resumo…

Para que um restaurante à la carte seja lucrativo, é importante cuidar de todos os processos: manutenção do estoque, preparo dos pratos e a qualidade da experiência do consumidor.

Conte com um sistema de gestão eficiente no seu restaurante

Para lidar com todas as etapas de gestão de um restaurante à la carte, é essencial ter o apoio de um sistema como o da KCMS. 

Por isso, oferecemos todas as soluções que um restaurante precisa de forma eficiente, prática e organizada, simplificando as operações e otimizando os processos do dia a dia. 

Com isso, você melhora o seu atendimento, organiza o seu negócio, tem menos imprevistos, aumenta a sua clientela e, portanto, seu faturamento. 

Algumas das nossas vantagens inclui:

  • Controle total de todos os seus Pontos de Venda (POS);
  • Comanda eletrônica;
  • Integração com Ifood;
  • Combos adicionais;
  • Relatórios;
  • Delivery próprio;
  • Bem como sistema para venda de balcão. 

Nesse sentido, veja alguns links que poderão ajudar você:

Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda

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