E se os erros de gestão do seu estabelecimento pudessem ser reduzidos, economizando, portanto, tempo, dinheiro e frustrações? Pode parecer que não, mas muitos gestores ainda se perguntam “quando contratar um software para restaurante?’. A resposta é: assim que o seu restaurante, bar, pizzaria ou lanchonete abrir as portas!
O melhor software de restaurante deve conseguir facilitar ao máximo a sua vida dentro do estabelecimento, ajudando a manter os clientes e tornar o negócio um verdadeiro sucesso. Alguns empreendedores, pensando que estão economizando um valor enorme (o que não é verdade), acabam deixando de contratar um software para restaurante.
Portanto, tire as suas próprias conclusões. Veja os pontos em que um sistema para restaurantes pode ajudar você:
- Relatórios para você acompanhar resultados
- Sistema de controle de pedidos
- Controle completo de estoque
- Todas receitas e despesas controladas no sistema
- Sistema próprio de delivery
- Comanda eletrônica
Chega de fazer o ‘trabalho de formiguinha’
Você com certeza já ouviu aquela famosa frase “aprenda com os erros. Se possível, o erro dos outros”. E é isso que eu quero compartilhar com você. Em anos de trabalho em estabelecimentos de alimentação (como restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, etc.), a equipe da KCMS pôde perceber alguns erros que são difíceis de entender porque são cometidos.
Temos um cliente em uma cidade de porte médio que autorizou contar sua história. Veja como era a rotina dele. Ele abria o restaurante, esperava os clientes chegarem. Assim que os clientes chegavam e sentavam-se à mesa, havia um tempo até que o garçom levasse o cardápio a eles, isso porque o salão estava sempre movimentado.
Após alguns minutos de análise do cardápio, o cliente escolhia o prato e partia para a realização do pedido. Mas o garçom que atendia aquela “praça” de mesas não conseguia ficar disponível por muito tempo. A demora na realização do pedido já estressa – e muito – o cliente.
Depois de alguns minutos, portanto, o cliente conseguia fazer o seu pedido. Porém, o caminho do garçom até a cozinha era interrompido, de acordo com o gestor, de 2 a 3 vezes com novos pedidos de clientes ou até mesmo outras demandas internas do restaurante.
Analise bem: só depois de todo esse esforço o prato do cliente – que chegou há um tempão no salão e já está começando a ficar insatisfeito – consegue ir à cozinha. Contudo, depois de tudo isso, qualquer detalhe será o estopim para o seu cliente ficar irritado, insatisfeito e pronto para fazer uma reclamação.
Como reverter e agilizar processos?
Pense comigo: dois itens podem fazer o seu restaurante eliminar cerca de 80% dos seus problemas de demora no atendimento e realização do pedido. São eles:
- Cardápio digital ou cardápio por QR Code
- KDS ou impressão do pedido na cozinha!
Foram estes dois itens, por exemplo, que ajudaram – e muito – o dia a dia do nosso cliente do relato acima! Estes itens estão disponíveis em todos os planos de sistema para restaurantes da KCMS. Conheça-os aqui e teste gratuitamente!
Cardápio digital por QR Code: a evolução da tecnologia nos permitiu criar, junto ao nosso time de T.I., um cardápio por QR Code. Basta que o cliente aponte a câmera para o código (que pode ser instalado na mesa ou em um display, por exemplo) e acesse o cardápio online. Dependendo o seu plano da KCMS, o pedido também pode ser feito diretamente na tela do celular pelo cliente.
✅ Aprenda como implementar cardápio por QR code
KDS: também conhecido como “Kitchen Display Sistem”, é uma ferramenta que auxilia no desafio de organizar melhor a cozinha. O item promete aumentar a organização e a produtividade da equipe. Assim que o cliente faz o pedido, o prato a ser preparado já aparece na “fila” de produção em uma TV na cozinha. É este sistema que fast foods como McDonald’s e Burger King usam.
O sistema de impressão é parecido. Portanto, no lugar na tela de TV é uma impressora que determina a ordem dos pratos e a agilidade. São bem parecidos!
✅ Sistema KDS: como seu restaurante vai produzir mais em menos tempo
Agora pense na agilidade que o sistema pode trazer para o seu restaurante!
Usando ainda o exemplo do nosso cliente, citado no início do texto, pense comigo: e se ele tivesse um cardápio por QR Code e o sistema de impressão de pedidos na cozinha ou o KDS? A vida dele seria muito mais fácil!
Imagine: assim que o cliente chegasse, já sentaria à mesa e o cardápio já estaria disponível para eles. Melhor ainda: se for o desejo do gestor, o cardápio pode ser transmitido, por meio do QR Code, na tela do próprio celular do cliente. Neste momento, após a análise dos pratos disponíveis, os clientes já poderiam fazer o pedido! O garçom seria acionado apenas caso surgisse alguma dúvida.
Assim que o pedido fosse feito, já apareceria no KDS ou impresso na cozinha e a produção começaria. Resultado: mais agilidade, menos tempo de espera para os clientes e muito mais satisfação!
85% estão dispostos a pagar mais
Uma pesquisa divulgada no evento de tecnologia Collision 2021 por Mike Murchison, CEO da Ada, mostrou um dado interessante para gestores que são resistentes a adquirir uma nova tecnologia. De acordo com os dados, 85% dos clientes estão dispostos a pagar mais caro por um produto se a empresa oferecer uma melhor experiência de consumo. Isso, portanto, tanto no ambiente físico quanto virtual (cardápio por QR Code, cardápios digitais, etc.).
Este relatório, portanto, também mostrou que a demora e falta de proatividade também são ações (ou inações) que também desagradam – e muito – os clientes. Isso significa que o público está interessado em ser bem atendido, mesmo que isso custe um pouco mais a ele.
Agora só falta contratar o sistema para o seu restaurante!
Como você já sabe, contudo, a KCMS é referência nacional quando o assunto é sistema para restaurantes. Portanto, além de conseguirmos ajudar você com todos os itens acima (inclusive com um aplicativo de delivery gratuito, o Pedemais), temos as melhores opções para o tamanho do seu restaurante.
Nossos sistemas, por exemplo, contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros. Já imaginou, contudo, você conseguir visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor?
O sistema em nuvem da KCMS apresenta, contudo, todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa.
Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!
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