Software PDV: tire aqui todas as suas dúvidas

Software PDV

Em diferentes setores do mercado, a inclusão de sistemas digitais nos processos tem se mostrado uma estratégia eficiente para facilitar e agilizar tarefas.

Para os empresários do ramo varejista, esses sistemas podem ser aproveitados na forma de ferramentas de automação, também conhecidos como softwares PDV, como explica o CEO da KCMS, Kerler Chaves, no vídeo acima. Dependendo da estrutura geral ou configuração, eles podem auxiliar na execução de inúmeros cuidados no caixa da loja ou empresa.

Lojas com múltiplos pontos de venda precisam de fácil integração e conectividade. Afinal, quem quer levar o dia todo para executar relatórios separados e comparar informações de cada registro individual a cada semana?

Quer se beneficiar dessa tecnologia? Então leia este post, veja como ela funciona e saiba o que levar em conta na hora de escolher um software PDV para seu negócio!

O que é um software PDV?

Também chamado de ponto de venda, o software PDV é um recurso bastante útil para o controle e registro de operações de venda. Como um complemento valioso para a gestão de pontos comerciais, a ferramenta garante economia de tempo para as empresas e melhora a qualidade de atendimento aos clientes.

O PDV pode incluir ajuda de marketing, displays fáceis ​​para permitir transações. No nosso caso, estamos falando sobre o hardware e o software que administram as operações de vendas e de estoque de uma empresa.

Se desejar, o empresário também consegue aproveitar seu software PDV para gerar relatórios de ações como:

  • pagamentos;
  • descontos;
  • fluxo de caixa; e
  • estoque da empresa.

A facilidade de adaptação para diferentes necessidades e modelos de negócio é o que torna esse tipo de sistema cada vez mais atrativo para diversos empreendedores, sejam eles iniciantes ou experientes no mercado.

Quais são as principais vantagens de um software PDV?

Economia de tempo

Um dos maiores benefícios do software PDV é a capacidade que dá ao proprietário da empresa para visualizar padrões de compra, identificar problemas e detectar tendências em todas as lojas rapidamente.

Aumento da produtividade

Os softwares PDV foram projetados para otimizar os processos de negócios e melhorar a rotina diária da empresa.

Antes de tudo, há a eliminação da papelada relacionada ao cálculo de vendas e ao gerenciamento de estoque. Isso economiza muito tempo e minimiza os erros que podem ser feitos durante os cálculos.

Gerenciamento financeiro

Com o software PDV, os gerentes podem executar relatórios que mostram não só quantos itens foram vendidos, mas quais itens foram os mais populares.

Essa informação pode ser bastante valiosa quando chegar o momento de reabastecer as prateleiras ou encomendar novos suprimentos.

Emissão rápida de documentos

O software PDV possui a capacidade de verificar como as vendas estão em sua loja, em qualquer lugar a qualquer hora. Isso significa que, se estiver longe de sua loja, você poderá verificar — em tempo real, diretamente do seu telefone ou tablet — os seguintes dados:

  • as vendas líquidas;
  • a contagem de transações;
  • o valor médio das vendas; e
  • o número total de clientes.

Atendimento eficiente e funcional

Ter um sistema PDV que usa rastreamento de pedidos e gerenciamento avançado de estoque em várias lojas proporciona maior satisfação do cliente.

Em vez de exigir que o cliente ligue ou visite outras lojas, o software pode verificar instantaneamente o status do pedido ou a disponibilidade de um item em particular, independentemente da loja em que sua compra foi realizada.

Controle e acompanhamento de estoque

O PDV pode ser integrado ao controle de estoque de uma empresa. Uma vez que essa integração esteja no lugar, o sistema pode gerar automaticamente uma ordem de compra e reordenar itens quando eles começam a diminuir.

Por que usar um software PDV?

Em muitas empresas, um software PDV se conforma como uma ferramenta valiosa para a otimização de processos e para o controle eficiente de operações.

Quem é do ramo comercial sabe que a qualidade da experiência do cliente em um processo de compra é determinante para o sucesso dos negócios. Nesse sentido, contar com um sistema rápido e que ofereça todos os recursos exigidos nesse processo é fundamental.

Além de facilitar as atividades diárias, o software PDV também pode ser um aliado das empresas que querem analisar diferentes dados em um período específico.

Por meio de informações detalhadas, o sistema elabora relatórios relacionados a lucros, despesas e desempenho. Esses documentos, por sua vez, servirão de base para que o empresário verifique se as expectativas de venda estão sendo atendidas e trabalhe para alcançá-las.

Como escolher um software PDV?

Ao implantar um novo recurso no ponto de venda, muitos proprietários tendem a pensar no custo como principal fator de escolha. O problema é que nem todos os softwares PDV são indicados para certos modelos de negócio. Procure considerar:

A facilidade de uso e treinamento

Um software PDV deve ser prático e compreensível, a fim de garantir que qualquer funcionário orientado possa manipular suas ferramentas. Nesse sentido, é importante que você verifique com o fornecedor se existe um plano de treinamento eficiente e adequado a diferentes perfis.

Um sistema PDV deve oferecer uma interface intuitiva, isto é, que seja fácil de aprender e de prazer em usar. Desde o 1º dia, nada sobre o seu sistema deve ser obscuro. Em vez disso, tudo — desde a importação de estoque até o gerenciamento de funcionários para extrair relatórios de vendas — deve ser simples e fácil de realizar.

A presença e a qualidade de suporte

Qualquer sistema pode apresentar problema em algum momento. Sabendo disso, é essencial que você conte com um fornecedor de confiança e responsável para atendê-lo em uma situação de pane ou defeito de software.

Não ter o suporte ao cliente necessário pode resultar na incapacidade de aceitar transações e na perda de vendas. Esse suporte também deve ser ilimitado e não receber nenhum custo adicional.

Com a internet e sua infinidade de sites de reviews, é mais fácil do que nunca determinar quais sistemas PDV oferecem o melhor atendimento e serviço ao cliente.

Ter o apoio de um suporte profissional é garantir agilidade na resolução de problemas e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

Quais são os erros que você deve evitar?

Embora um software PDV proporcione somente benefícios, sua implantação demanda um planejamento antecipado para que seja aproveitado por todos os profissionais envolvidos no ponto de venda.

Veja os erros mais cometidos durante e após esse processo e saiba como evitá-los:

Não testar a ferramenta = prejuízo futuro

Para otimizar seus negócios, os empresários devem buscar avaliar diferentes softwares PDV e conhecer todas as suas ferramentas e possibilidades. Com essas informações, fica mais fácil escolher um modelo adequado e vantajoso para o perfil da empresa.

Ainda, se o seu negócio está apenas começando, certifique-se de que o programa da organização possui todos os recursos e relatórios que você precisa, com o hardware necessário para executar seu negócio corretamente.

Não preparar a equipe = mau desempenho

Para evitar funcionários confusos e perdidos com a nova ferramenta, é essencial que o proprietário avise a equipe com antecedência e realize os treinamentos. Discutir a mudança com todos também pode ser benéfico para coletar sugestões e sanar dúvidas.

Além dessas dicas, tenha em mente que um bom software PDV deve oferecer todas as ferramentas específicas para o seu modelo de negócio.

Quer saber mais sobre software PDV? Entre em contato conosco!

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