Hiperconexão e tecnologia: é desta forma que a geração Z, jovens entre 18 e 24 anos, pode ser descrita atualmente. Sempre ligados em aparelhos celulares, aplicativos e redes sociais, eles são o futuro do consumo no mercado brasileiro (e mundial). Mas, afinal, restaurantes precisam mesmo se atentar a isso? A resposta é: claro que sim!
Pode parecer algo supérfluo, mas para empreendedores que desejam estar sempre um passo à frente no mercado, entender o comportamento do consumidor e estar familiarizado com as novas tecnologias é de extrema importância.
Antes de começarmos a entender a importância da tecnologia para restaurantes, é interessante frisar que não é apenas os jovens que estão conectados.
De acordo com uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet, o Brasil ultrapassou a marca de 134 milhões de pessoas conectadas na internet por meio de tablets, computadores ou smartphones.
Mas, afinal, como a tecnologia auxilia restaurantes a crescerem?
É claro que imaginar um restaurante em pleno século XXI sem internet ou o mínimo de gestão automatizada é impossível. Então começamos daí, de um software que é capaz de gerir pedidos, comandas e valores dos clientes.
Mas não é só isso. Nos últimos anos vêm crescendo a tendência de cardápios virtuais, atendentes eletrônicos por meio do tablet e até mesmo pedido por QR Code. Estes itens, inclusive, estão disponíveis nos planos de gestão de foodservice da KCMS.
Uma tecnologia que promete diminuir o contato direto entre pessoas – que é o recomendado durante a pandemia do novo coronavírus – é o autoatendimento. Além de diminuir a possível demora de um garçom chegar à sua mesa, esta nova forma de fazer pedidos traz uma enorme familiaridade para os clientes, que já estão acostumados a usar aplicativos.
Tecnologia de ‘big data’ é o futuro!
Porém, o pulo do gato para empreendedores que buscam as novidades é, com certeza, a big data. Você já ouviu falar sobre este termo?
Pense o seguinte: você tem um restaurante japonês e quer fazer uma campanha na internet. Porém, ao contrário do normal, este anúncio será entregue apenas para consumidores que já experimentaram comida japonesa, que já frequentam restaurantes deste segmento ou que curtam alguma página relacionada a isso. Já imaginou? A chance de este internauta virar o seu cliente é enorme!
Isso, meus amigos, é big data. Esta área do marketing digital é responsável por analisar, conhecer e estudar o perfil de uma massa de internautas, sabendo quais são os públicos ideais para o seu anúncio ser entregue, por exemplo.
Restaurantes que não apostam neste tipo de tecnologia podem perder tempo e dinheiro. Por exemplo: faz sentido o seu restaurante investir uma verba consideravelmente alta para atrair clientes para uma churrascaria e as redes sociais entregar este conteúdo para pessoas vegetarianas?
Tecnologia além do Big Data
A KCMS sempre frisa a importância da presença digital. Antes mesmo de trabalhar com Big Data, o foodservice precisa já estar inserido nas redes sociais e ter uma marca potencialmente forte na internet.
Isso vai gerar engajamento com o público, uma conexão mais próxima e até mesmo um quickstart para o início de uma relação entre estabelecimento comercial e cliente. Legal, né? O seu restaurante já deu os primeiros passos nesta área?
Dica extra: aposte em apps e sistemas que facilitem a venda
A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com enorme presença no mercado brasileiro. Em 2020, por exemplo, em plena pandemia, investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento, tudo para melhorar o resultado de empreendedores como você em um ano tão desafiador para todos.
Com um elevado grau de tecnologia, as soluções da KCMS foram feitas pensando no empreendedor moderno, que pode acessar seus dados em qualquer lugar no mundo pela tela do celular. Contudo, oferecemos dados complexos de uma forma simplificada, economizando tempo e ajudando em uma tomada de decisão assertiva.
“A partir do momento que instalamos, tudo mudou da água para o vinho”, Airton Corrêa, proprietário do restaurante japonês Naomi, em Sorocaba, um dos maiores da cidade.
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