Se você acha que só porque estamos no final do mês de junho não dá mais tempo de seguir e criar tendências de alimentação, vamos ajudar você a repensar sobre isso agora mesmo. O motivo? As tendências de alimentação nunca terminam, elas são cíclicas e estão acontecendo a todo o momento.
Diversos fatores podem fazer com que as tendências de alimentação cheguem a um auge de procura pelos consumidores finais. Pode ser o impacto cultural de uma série ou filme, a descoberta de uma intolerância a algum tipo de alimentação por um grupo de pessoas ou até mesmo algo que é muito típico e inovador. As pessoas amam tendências.
Quais são as tendências de alimentação?
O Brasil já presenciou tendências de alimentação de diversos tipos: comida japonesa, tacos, sorvetes do tipo paletas mexicanas… Antes de estourarem em diversos estados, alguns desses itens eram “desacreditados” por gestores de restaurantes.
Por isso, hoje, a KCMS separou algumas opções que podem ser as próximas queridinhas do pessoal!
1. Carnes alternativas
A última pesquisa Ibope sobre o assunto, realizada em 2018, apontou que há cerca de 30 milhões de brasileiros que são vegetarianos. Isso significa, em média, quase 15% da população do país. Isso é ou não um nicho de mercado?
É comum, por exemplo, encontrarmos hamburguerias famosas – até mesmo o Burguer King e McDonald’s – oferecendo opções com carnes alternativas ou “hambúrguer” de plantas. Isso é essencial. Porém, outros nichos também precisam entender esta necessidade: pizzarias com pizza em carne, restaurantes japoneses com opções de sushi sem peixes e por aí vai. As pesquisas também apontam que este nicho só tem a crescer.
2. Vai um cafézinho?
Molhos, massa, bolos, tortas, bebidas e até destilados como pingas e vodkas: o café está ganhando cada vez mais força nos cardápios dos restaurantes brasileiros. O maior produtor e exportador mundial de café verde é o Brasil, com cerca de 50 milhões de sacas em 2,3 milhões de hectares.
Pensando bem… Não é muita surpresa esta nova tendência, né? Em grandes centros (geralmente nas capitais), por exemplo, estas opções já são comuns nos cardápios. Visitantes de outros países sempre buscam este tipo de item no cardápio.
3. Pratos orgânicos e verdes
Depois do “boom” dos fast foods no Brasil, de um tempo pra cá a tendência de alimentação tem sido comidas orgânicas e “verdes”, ou seja, saudáveis. Muitos restaurantes, inclusive, contam com ingredientes frescos vindos diretamente da agricultura familiar. Se você divulgar isso de forma ampla em suas redes sociais, pode agregar um valor inédito no seu nicho. Além de chique, é saudável!
4. Restrições alimentares
Nunca se falou tanto em restrições alimentares entre os jovens e adultos. Com o passar do tempo, portanto, o assunto deixou de ser tabu e hoje ser intolerante a lactose, farinha branca ou simplesmente não comer carne é comum.
Visando abocanhar um nicho de alimentação personalizado, restaurantes estão oferecendo opções que atendem este público ou, para não ter trabalho redobrado com muitas opções no cardápio, food services oferecem a possibilidade de trocar os ingredientes. Por exemplo: já imaginou a fidelização que causaria um intolerante a lactose poder trocar um queijo comum por um queijo zero lactose no hambúrguer? Pode ter certeza que o valor adicional será acatado com alegria.
5. Retire no local
Saindo um pouco das opções disponíveis no cardápio, vamos falar agora, portanto, sobre a opção de retirada. Com muitas deliveries sobrecarregadas e demorando mais do que de costume e o isolamento social imposto por conta da pandemia, qualquer “voltinha”, por exemplo, pela cidade passou a ser vista como muito bem-vinda. Contudo, por conta disso, a opção de comprar pelo app, WhatsApp ou telefone e retirar no local tem crescido entre os brasileiros.
Agora que você já conhece as tendências de alimentação…
Portanto, agora que você já conhece algumas das tendências de alimentação para o 2o semestre deste ano, seu estabelecimento só precisa automatizar o restante do seu food service.
Seja um empreendedor inteligente e foque, portanto, em melhorar o sistema interno do seu estabelecimento para lucrar mais e gerenciar tudo de uma forma mais assertiva.
Nossas soluções entregam, por exemplo, tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento com lucratividade. Com a ajuda de uma moderna inteligência artificial, por exemplo, você recebe dados complexos de forma simplificada, facilitando a tomada de decisão em momentos importantes.
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