Assim como o mundo, as tendências para restaurantes estão em evolução e em ebulição! Muitas questões são levantadas por grandes redes de food service ao redor do mundo, como por exemplo: qual será o futuro das embalagens plásticas? Como ficarão a oferta de itens mais verdes e saudáveis no cardápio? O que veio para ficar e o que já não é mais utilizado?
Quando se fala em tendência, portanto, é importante fazer uma observação. A KCMS atende e trabalha com milhares de restaurantes em todo o Brasil. Estes restaurantes, por sua vez, atendem os mais diversificados públicos possíveis. Contudo, quer dizer que todas as tendências abaixo vão servir para o seu restaurante? A resposta, prioritariamente, é que não.
Porém, caso não sirvam na “íntegra” podem ser pontapés iniciais para uma nova ação no seu estabelecimento, inédita. O segredo está sempre no empreendedor conhecer o público e entender se isso vale ou não vale para o estabelecimento.
Vamos ver quais são as tendências para restaurantes que estão chegando ao Brasil?
A equipe da KCMS visitou sites, redes sociais e perfis dos críticos de gastronomia para compilar neste artigo algumas opções que podem ser tendência no próximo ano. Vamos ver se alguma combina com o seu restaurante?
Saudável com cara de junkfood!
Como unir algo que seja bom à saúde dos seus clientes e ao mesmo tempo apetitoso ao olhar guloso? Uma tendência que já é realidade em alguns países da Europa promete chegar ao Brasil, é o famoso “saudável com cara de junkfood”. Mas como seria isso?
Parece apetitoso para você um hambúrguer feito de grãos (lentilha ou grão de bico) ou até mesmo carnes com baixo teor de gordura, pão integral, zero fritura e poucos itens “gordurosos”, como queijo e bacon? Muitas pessoas podem dizer que não, mas e se ele tiver a aparência de “junk food”? Aquele hambúrguer que você “come com os olhos”?
Pois é, este pode ser o equilíbrio encontrado entre o saudável e o apetitoso para o olhar. E aí, você acha que essa moda pega para o seu público?
Toque do cliente no prato final
Carne mal passada ou ao ponto? Molho em cima da carne ou ao lado? Feijão em cima ou embaixo do arroz? Muitas destas perguntas podem ser tornar obsoletas com este alerta de tendência que a KCMS traz a você!
Já é comum em alguns rodízios e churrascarias que o cliente “finalize” o prato do seu jeito ou grelhe a sua carne no ponto desejado. Isso vem de um desejo de participação do cliente na produção do prato. Fala sério, não vai me dizer que você nunca recebeu um prato e pensou “mas eu teria montado de forma diferente…”... É exatamente isso que essa tendência promete trazer.
É claro que o cliente não irá cozinhar o prato e “roubar” o lugar do chef de cozinha. Ele só irá “finalizar” da forma que achar melhor. Como qualquer tendência em fase inicial, ainda não há um jeito formulado ou um passo a passo para fazer isso. Portanto, você pode adaptar isso da melhor forma para o seu público. Como por exemplo:
- Levar a mesa os itens em vasilhas e o cliente montar;
- Oferecer o prato montado e deixar que o cliente grelhe a própria carne na mesa;
- Deixar o prato semi-pronto, deixando apenas molhos e acompanhamentos separados para que o cliente deguste da forma que preferir;
- Oferecer “combos” de itens para que o cliente monte o seu próprio hambúrguer ou salada personalizados.
Zero desperdício e propaganda para o seu negócio!
A próxima tendência pode ser feita de forma contínua pelo seu estabelecimento ou sazonalmente em alguma data especial. Ela vem na forte onda da sustentabilidade europeia, os famosos “greens”. Preocupados com o meio ambiente, a ideia é que tudo seja reciclado ou reutilizado. Portanto, ir para o lixo está fora de opção, certo?
Uma ideia é que você tenha embalagens reutilizáveis, tanto para o delivery (mas prioritariamente para ele) como para o salão. Já imaginou que o cliente possa levar o copo de refrigerante para casa e reutilizar na academia, trabalho ou até mesmo em casa?
Ou, por exemplo, o delivery seja entregue em uma ecobag que possa ser utilizada no mercado para pequenas compras, evitando assim o uso de sacolas plásticas? Ou na compra de combo X com suco Y, o cliente ganha um canudo de bambu ou metal?
São diversas as possibilidades que você, empreendedor, pode incluir no seu restaurante e criar uma relação ainda maior e de mais confiança com o seu cliente. Este tipo de ação tende a precisar, é claro, de um investimento um pouco maior. Porém, se for adequada ao seu público-alvo, pode trazer uma relação de grande valor ao seu estabelecimento.
Storytelling ajuda nas vendas!
É sabido que o ato de contar histórias engaja seres-humanos. Isso acontece desde quando nossa espécie vivia nas cavernas, ouvindo histórias ao redor da fogueira. Portanto, por que não usar isso como uma tendência para restaurantes?
Se o seu restaurante apostar em itens orgânicos, de pequenos produtores locais ou fornecedores que tenham uma história interessante, use isso ao seu favor. O melhor é que esse tipo de ação costuma gerar altos índices de engajamento e não custa nada para você!
Ao receber o seu cliente e explicar os pratos do cardápio, treine a sua equipe para contar de onde vêm os produtos, quem são os produtores e – se houver – qual é o impacto positivo que isso gera na produção do prato escolhido. A chance dos clientes – principalmente se forem mais jovens – compartilharem nas redes sociais e acabarem gerando propaganda gratuita para o seu estabelecimento é enorme!
Pontos extras para você ficar atento
Como o post de hoje é focado nas tendências para restaurantes, vamos deixar abaixo uma pequena lista de outros itens que já falamos no nosso blog ao decorrer do ano, mas é necessário relembrar para que você não fique para trás.
Além dos itens acima, veja outras ações que você pode adotar para não ficar obsoleto.
- Delivery reforçado;
- Aplicativo próprio de delivery/retirada;
- Cardápio Digital;
- Cardápio por QR Code;
- PIX como forma de pagamento;
- Embalagem reciclável.
Rapidez e praticidade: a tendências para restaurantes que nunca saem de moda!
Precisa ganhar tempo e ser mais ágil nos processos? A KCMS é referência nacional quando o assunto é sistemas para restaurantes. Portanto, temos as melhores opções para o tamanho do seu restaurante, seja ele pequeno, médio ou grande.
Nossos sistemas, por exemplo, contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros. Já imaginou, contudo, você conseguir visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor?
O sistema em nuvem da KCMS apresenta, contudo, todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa. Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!
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