A Black Friday está chegando e se você atua no varejo, já sabe que essa é uma grande oportunidade para elevar suas vendas e bater algumas metas importantes para o seu negócio. Então confira 04 dicas para aproveitar a Black Friday e tenha sucesso nessa temporada!
Está chegando a sexta-feira mais agitada do ano no mundo das vendas. A Black Friday começou como uma tradição americana, mas hoje é um apelo mundial para o setor de vendas e o incremento das receitas de fim de ano em muitos estabelecimentos.
Justamente por isso não se trata mais de estar na Black Friday ou não. Se o seu negócio ainda não encontrou um caminho para aproveitar essa oportunidade, é melhor rever rapidamente seus conceitos (até porque ainda dá tempo!).
Os números comprovam a importância de estar na Black Friday
- 68 % das pessoas pretendem comprar algo na próxima Black Friday, contra 61% apontados em 2016;
- 21% das compras ocorreram fora da Black Friday e com um tíquete médio maior (por isso é importante fazer a campanha antecipadamente e colocar o seu negócio no mapa de compras do consumidor!);
- Nas lojas físicas as vendas triplicaram em comparação com a sexta-feira comum nos últimos anos, trazendo um novo aquecimento em tempos de briga constante contra a queda dos resultados frente ao universo digital, ou seja – a oportunidade faz a venda sim;
- Na última Black Friday sites menores ganharam mais relevância: 140% crescimento de sites menores versus 78% sites maiores na quinta-feira; 161% versus 134% na sexta feira, evidenciando que os novos entrantes tiveram até o dobro de crescimento em relação aos tradicionais;
- Em 2016 o número de empresas que passou a anunciar somente online dobrou, reforçando a web como oportunidade para ganho de eficiência, com um retorno sobre o investimento de até 8 vezes;
- As buscas por “Lojas e Estabelecimentos perto de mim” cresceram 440%, uma grande oportunidade para PMEs que geralmente concentram negócios locais;
- 30% das buscas são locais, o que é maior que qualquer segmento.
04 dicas para não perder negócios na Black Friday
Agora você já deve ter se convencido sobre a importância de não perder essa oportunidade para ampliar suas vendas, certo? Então se ainda não sabe por onde começar, vamos dar 4 dicas essenciais para garantir o sucesso da operação Black Friday no seu negócio. Se liga!
Dica 01: ofereça preços honestos
Um dos maiores problemas relacionados à Black Friday é a oferta de preços fora da realidade. Não é raro que muitos fornecedores inflacionem o valor dos produtos para aplicar descontos que gerem valores finais próximos ao preço padrão do produto. Mas além de ser uma falsa ilusão de bons negócios associada à sua marca, você queima seu filme com o consumidor e ainda reduz sua oportunidade de vendas. O público está de olho nos preços e sabe quais são os estabelecimentos que praticam esses erros, fugindo deles e buscando oportunidades reais de benefícios nos preços. Se você faz sua parte certinho, suas vendas crescem e, com elas, a sua credibilidade.
Dica 02: prepare uma campanha direta e transparente
Seguindo a mesma lógica da dica anterior para não tentar “enganar” seu público, quanto mais direta for sua campanha, melhor. Se você definiu uma taxa de desconto padrão, aplique isso em seus anúncios. Se vai oferecer condições diferenciadas, explique e destaque quais são. Nunca faça promoções com entrelinhas e textos confusos, isso só vai afastar consumidores e prejudicar o seu negócio. Afinal, devoluções por insatisfação não são algo com que você vai querer lidar.
Dica 03: facilite a compra para os consumidores
Você já deve saber – ou mesmo ter sido uma vítima disso – que em promoções especiais a demanda tende a aumentar. E na Black Friday esse número cresce muito! Então se você vai fazer as vendas pela internet, certifique-se que seu servidor vai dar conta da demanda, cheque se seu sistema está em dia e prepare todo seu esquema de automação comercial para que nada saia errado ou prejudique o processo. Um complicador pode significar uma venda perdida e um cliente a menos no dia mais potencial do ano!
Dica 04: fique de olho no estoque
Sem ficar de olho neste ponto, todo seu trabalho pode se tornar um grande fracasso! Se você trabalha com entregas imediatas, certifique-se de colocar à disposição apenas o número de produtos disponível em seu estoque. Para isso um bom controle de estoque é essencial, antes, durante e depois da ação. Mas se você trabalha com produtos em que é possível agendar a entrega posterior, então deixe claro para o consumidor os prazos de entrega para evitar decepções.
Gostou das dicas? Então mão à obra e bora fazer vendas nessa Black Friday!