Você sabe como evitar a ruptura de estoque? Confira 3 dicas!

ruptura de estoque

Como um empreendedor inteligente, você, com certeza, já sabe que a boa gestão de estoque é um aspecto-chave para o sucesso da sua empresa. Além disso, é capaz de amenizar o desperdício, otimizar espaços e potencializar seus lucros.

Neste ponto de vista, um dos fenômenos que se deve evitar ao máximo é a ruptura de estoque, que pode fazer com que você perca bons clientes para a concorrência.

Você sabe o que é ruptura de estoque? Quer aprender a evitar que ela aconteça? Então, confira as dicas que separamos ao longo deste post!

O que é ruptura de estoque e por que ela é importante?

Vejamos a seguinte situação: você saiu de casa ou do trabalho em direção ao supermercado de sua preferência à procura de um produto específico. Chegando lá, percebeu que o item não está onde deveria. Curioso, pergunta ao vendedor como encontrar o produto que deseja e a resposta é desanimadora: está em falta.

Reconheceu a cena? Essa é a chamada ruptura de estoque, responsável por uma queda nas vendas entre 5% e 10%.

Além disso, quando se deparam com a falta de um produto, 32% dos clientes vão a outra loja, ou seja, a ruptura de estoque não só reduz suas vendas naquele momento, mas ainda encaminha seu consumidor para a concorrência.

Como evitar essa ocorrência?

Agora que você já entende o que é a ruptura de estoque e como ela pode prejudicar seriamente o sucesso do seu negócio, é hora de conferir as dicas que preparamos para evitar que isso aconteça.

1. Conheça o consumidor e seu comportamento

O primeiro conselho para uma gestão eficaz do estoque e para evitar a temida ruptura é também aquele que deve estar sempre na mente do empreendedor de sucesso: conheça a fundo seu cliente e seus hábitos de consumo.

É importante que você mantenha um histórico, no qual possa rastrear a saída de cada produto em seu estoque, percebendo oscilações de acordo com a época do ano ou com as variações de preço.

A compreensão desse perfil, através da análise de dados, permite que você antecipe picos de demanda e abasteça seu estoque de forma adequada.

2. Controle o estoque

O segundo passo para evitar que seu cliente corra para a concorrência por conta de uma ruptura de estoque é manter um controle preciso e atualizado a todo instante.

Infelizmente, muitos gestores ainda acreditam que ter um profissional dedicado e um sistema que permita o acompanhamento do seu estoque em tempo real é algo supérfluo, que não causa um impacto grande no seu faturamento.

A verdade é que, se você tem acesso em tempo real à situação do seu estoque, pode tomar decisões pontuais para sanar faltas emergenciais, causadas seja por um pico de vendas, seja por um sinistro (como vencimento de mercadorias) ou mesmo por falha humana.

3. Evite negociações longas com fornecedores

Um dos principais papéis do setor de compras da sua empresa é buscar os produtos com o menor preço e a melhor qualidade, maximizando assim seus lucros já no início da cadeia produtiva.

Entretanto, essa procura por preço baixo e qualidade pode ser demorada e corre-se o risco de que os produtos faltem antes que os fornecedores consigam entregá-los.

Para evitar que isso aconteça, estabeleça uma comunicação direta e frequente entre o controle de estoque e o setor de compras, garantindo que as negociações com fornecedores estejam bastante avançadas quando determinado item entrar em quantidade crítica.

Gostou das nossas dicas? Com elas você pode evitar a ruptura de estoque e garantir que seu cliente sempre encontre aquilo que procura na sua loja.

E se você quer saber ainda mais sobre como gerir melhor os recursos da sua empresa, entenda quando deve investir em um sistema de gestão e nunca mais seja pego de surpresa!

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